Nara Leão


Uma das mulheres mais importantes para a história da música brasileira. Um dos “porquês” do nascimento da Bossa Nova e motivo de delírio dos homens da época, parte pelos seus lindos joelhos que eram considerados os mais belos de nossa música.
Nara Lofego Leão nasceu no dia 19 de janeiro de 1942 na capital do Espírito Santo, Vitória. Mudou-se para o Rio de Janeiro com seus pais, Jairo e Altina Leão, quando tinha um ano de vida. Na infância teve aulas de violão com o cantor Patrício Teixeira. Mais tarde, em reuniões no seu apartamento com Roberto Menescal, Carlos Lyra, Sérgio Mendes e Ronaldo Bôscoli, nasceu a Bossa Nova, o que lhe deu o título de musa do estilo musical. Nara entregou-se de corpo e alma à iniciante Bossa Nova, mas surpreendeu ao interpretar sambistas esquecidos no seu disco de estréia. De musa da Bossa Nova, ela passou a ser cantora de protesto, simpatizada com as atividades dos Centros Populares de Cultura da UNE. A partir daí, popularizou-se como a mulher corajosa, diva do Show Opinião e ícone da juventude brasileira engajada contra a ditadura nos anos 60. Nara abriu caminhos para grandes artistas como Chico Buarque, Martinho da Vila, Edu Lobo, Paulinho da Viola e Fagner. Em 1966, interpretou a canção “A Banda”, de Chico Buarque no Festival de Música Popular Brasileira (TV Record), que ganhou o festival e o público brasileiro. Em 1968 Nara aderiu ao Tropicalismo, tendo feito parte do LP Tropicália ou Panis et Circensis, lançado pela Philips. Após passar três anos em Paris, refugiou-se dos holofotes. Cuidou de sua vida particular, estudou Psicologia na PUC, e só voltou pra valer à carreira quando se viu doente e sem possibilidades de estudar. Nos últimos anos, levou ao mundo a Bossa Nova em sua voz doce e emocionada. Na manhã de 7 de junho de 1989 morreu vítima de um tumor inoperável aos 47 anos de idade. O seu último disco foi My foolish heart, lançado naquele mesmo ano, interpretando versões de clássicos americanos que embalaram sua juventude.
Em 2002 os discos que foram lançados originalmente em LPs foram relançados em duas caixas separadas, uma com o período 1964-1975 e a outra 1977-1989, trazendo também faixas-bônus e um livreto sobre a biografia. Recentemente Fernanda Takai, intimada pelo produtor musical Nelson Motta, gravou um disco solo com músicas de Nara Leão.



"Sou a mulher mais corajosa que conheço. Na intimidade, podem me chamar de Nara Coração de Leão."
Nara Leão

Mais Sobre:
MPBNet
Wikipedia
Samba & Choro

Discografia:
som barato

Biografia:
Nara Leão - Uma Biografia