Sérgio Sampaio


Iniciando um projeto para valorizar as produções artísticas capixabas, ninguém melhor do que Sérgio Sampaio, que na minha visão é o melhor músico capixaba, brasileiro e mundial de todos os tempos.
Nasceu em Cachoeiro de Itapemirim no dia 13 de Abril de 1947. Irreverente nas suas composições e interpretações logo recebeu o apelido de “Maldito” da MPB. Passou por várias gravadoras, mas não se firmou em nenhuma por sua indisciplina. Já no Rio de Janeiro conheceu Raul Seixas quando acompanhava no violão o compositor Odibar num teste para a gravadora CBS. Mais tarde Raulzito e Sérgio fariam várias parcerias, dentre elas a “Sociedade da Grã-Ordem Kavernista apresenta Sessão das Dez”, que era composta também por Míriam Batucada e Edy Star. Em setembro de 1972 Sérgio gravou um compacto com a marcha-rancho “Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua” que vendeu mais de 500 mil cópias. Em dezembro do mesmo ano contraiu tuberculose, mas não parou de compor. Foi para a Bahia, o que fez muito bem para o “Maldito” que já fazia planos para um novo projeto com músicas inéditas. Antes de começar a gravar Sérgio sofreu com uma crise aguda de pancreatite e foi internado no CTI do Hospital IV Centenário. Faleceu às 5 da manhã do dia 15 de maio de 1994. Seu enterro estava vazio, sinal do abandono que vivia o artista capixaba.
Depois de sua morte dois discos foram lançados com suas músicas. Em 1998 Sergio Natureza realizou o “Balaio do Sampaio”, um tributo com canções cantadas por vários artistas da MPB (que abriu caminho para o livro biográfico “Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua” do músico e pesquisador carioca Rodrigo Moreira, pela Editora Muiraquitã). E mais recente, em 2006, Zeca Baleiro recuperou músicas inéditas na voz do próprio compositor e lançou “Cruel”.



"Perto dele me sinto o sujeito mais careta do mundo"
Raul Seixas

Mais Sobre:
Samba & Choro
Wikipedia

Dicografia:
som barato

Biografia:
Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua